Responsabilidades...
Sabe, tem muita coisa que me faz pensar sobre as pessoas, e devido alguns acontecimentos vivenciados ultimamente, me dei conta de questões tão presentes mas que ignoramos por conveniência ou simplesmente pra não nos chatearmos com pequenas coisas. Uma dessas coisas que fico pensando cá com os meus botões, é sobre a responsabilidade, palavrinha chata essa, mas convenhamos, está presente em todas as esferas da nossa vida, seja social, profissional, afetiva, familiar e qualquer outra que você se der conta, essa tal palavra que muito incomoda realmente não é uma coisa que grande parte das pessoas goste ou penso eu simplesmente não aprenderam seu significado. As pessoas realmente não querem se responsabilizar, se culpar, crescer. Segundo o dicionário significa responder pelos próprios atos, ser responsável, difícil? É sim e eu vou explicar porque. Responsabilidade significa amadurecer, e amadurecer dói, eu sei que dói, mas às vezes e eu disse que só às vezes é necessário, quero deixar claro que idade não tem nada a ver com responsabilidade, é claro que tem gente com 80 anos que até hoje age como uma criança mimada e sequer consegue assumir seus erros, mas conheço pessoas com 20 que já cresceu o que precisava crescer nessa vida.
Eu fico indignado o quanto a recusa por responsabilidade está presente na nossa sociedade, vivemos a era dos bebês chorões, das crianças mimadas que não ganharam o pônei que queriam, das crianças que mentem pro chefe sobre aquele relatório que não saiu como o esperado, que não assume pra namorado aquela traição, que mentem sobre um erro qualquer com medo da repreensão, ou que não foram pra Disney o ano passado, vivemos a era da negligência social.
Se pensarmos além disso, é impressionante como ouvimos adultos dizendo que são de um jeito ou do outro porque seu pai gritou certa ocasião, que não faz certo porque a mãe não soube ensinar, só errou porque ninguém o estava supervisionando, nem mesmo consegue se dar os créditos do que deu certo, é impressionante o quanto as pessoas se valem de lembranças pra usar como desculpas nas dificuldade ou nos erros, eu nunca ouço: ninguém me ensinou, então vou sanar essa dificuldade, ou meu pai gritou, não vou gritar mais.
É difícil crescer, amadurecer, se responsabilizar, alias requer do indivíduo que ele tenha uma postura adulta pra isso.
É, os nossos pais não nos ensinaram a ser maduros, não contribuíram para o nosso crescimento ou nos ensinaram a fazer escolhas e a nos responsabilizar pelos erros e acertos que cometemos. Uma vez eu ouvi de uma professora durante a graduação que "o problema não está na dificuldade, mas sim o que fazemos com ela". O que fazemos é usar tudo isso como uma muleta, como desculpas ou simplesmente pra explicar nossa incompetência como seres humanos, imaturidade, irresponsabilidade, inconsequências, somos eternas crianças.
Chega uma hora que é preciso crescer, deixar de lado o medo da bronca, dos olhares feios, dos erros, ou do tombo que levamos, mesmo doendo vale a pena, afinal crescer é ser livre mesmo com toda a responsabilidade de uma vida, da sua própria vida.
Comentários
Postar um comentário